RE-DESIGN DA EMBALAGEM DO ACHOCOLATADO TODDY DE 2KG
As embalagens exercem a função de conservação e proteção dos produtos, mas tambem criam ligações direta com o consumidor através da sua funcionalidade.
DESIGN DE EMBALAGEM
O primeiro contato com a embalagem é no ponto de venda, local onde a marca tem pouco tempo para passar sua mensagem e criar uma imagem positiva do produto e convencer o cliente de que é a melhor escolha. Segundo a ABRE (2018) o consumidor atraído por uma embalagem bem planejada tem 85% de chances de comprar. De acordo com estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) 75% das empresas que investiram em design em suas embalagens registraram aumento de vendas.
De acordo com Mestriner (2001) o design de embalagem é um fator decisivo no projeto, assim como na compreensão da linguagem visual da categoria que o produto pertence. A linguagem visual da embalagem constitui um vocabulário que os designers precisam conhecer para poder se comunicar com os consumidores. Esse é o principal diferencial do design de embalagem em relação as outras linguagens do design.
TIPOS DE EMBALAGENS
Para um bom planejamento da embalagem é preciso conhecer os tipos de embalagens e suas aplicações. Mestriner afirma que (2001, p .4), “[…] a indústria de embalagens utiliza uma ampla gama de materiais, processos de equipamento de produção, técnicas e sistema de impressão e rotulagem em uma complexa cadeia produtiva”.
Conforme Mestriner (2001), para projetar uma embalagem deve-se ter uma visão holística. Desta forma devemos nos basear nos materiais e processos e suas tecnologias aplicada. A pesquisa é necessária para uma avaliação do tipo de linguagem e informações que futuramente a embalagem vai possuir e representar. Tipos de Embalagens ABRE
Podemos destacar dois tipos: as embalagens laminadas e as de plásticos flexíveis. Segundo Benzi (2018) alguns países substituíram as embalagens laminadas por embalagens flexíveis com filmes metalizados. As principais vantagens é a flexibilidade do sistema, otimização ambiental e menos desembolso do consumidor final.
Esta tendência de migração do laminado com alumínio para os filmes metalizados também é vista na substituição das embalagens rígidas por embalagens flexíveis, especialmente por pouches.
As vantagens são muitas, para começar pelo processo de produção simplificado, até a otimização logística, redução de peso da embalagem, possibilidade de ocupar melhor o espaço do modo de transporte e da área de armazenagem, flexibilidade de formatos e sistemas de abertura e fechamento, etc, segundo Gani (2018), Diretor de Vendas & Marketing da Terphane.
FUNÇÕES DAS EMBALAGENS
“Atualmente as embalagens não se atem apenas nas funções de proteger e transportar, seus novos atributos são mais complexos e amplos” (NEGRÃO; CAMARGO, 2008, p. 29 ).
· acondicionar adequadamente e ampliar a validade do produto;
· ser funcional, facilitando aplicação e uso do seu conteúdo;
· identificar e informar;
· formar e consolidar uma imagem;
· promover e vender;
· agregar valor;
Podemos definir embalagem como: um sistema cuja a função é técnica e comercial e tem como objetivos acondicionar e proteger, informar, promover e vender um produto visando aumentar as vendas e agregar valor (NEGRÃO; CAMARGO, 2008)
ANÁLISE DE SIMILARES
Nesta etapa será realizado um estudo das embalagens das marcas do tipo refil que foram encontradas supermercados onde foi realizado o estudo de campo. No quadro apresenta-se as análises de materiais, tipo de embalagem e o formato, desta forma estabelece-se parâmetros para a nova embalagem.
Segundo Mike Baxter (1998), as implicações das regras da Gestalt são profundas, desta forma podemos destacar a similaridade da forma e do material encontrados na análise. Concluímos que o plástico está em todas as marcas e sua forma retangular é encontrada em todos nos tipos sachês. Os consumidores de hoje em dia prezam pela rapidez em todos os aspectos do seu dia e nada mais disfuncional do que desperdiçar o tempo procurando facas e tesouras para abrir embalagens. Desta forma foi analisado os sistema de abre e fecha.
Cada sistema possui suas características e atendem a diferentes tipos de necessidade, clientes exigentes apreciam embalagens inovadoras que podem ser abertas e fechadas várias vezes. Ainda existe a possibilidade da utilização de uma tampa como sistema de abre e fecha.
Ter um sistema completamente funcional que atenda às necessidades do consumidor é algo difícil, e para isso foi realizada uma análise funcional da embalagem do Toddy para estabelecer parâmetros que ajudarão na geração de alternativas.
A embalagem Toddy 2kg apresenta aspectos que podem prejudicar o usuário, se aplicarmos o conceito de UX ( User Experience) notamos que em relação ao conter/protejer e manuseio o usuário precisa abrir e fazer o descarte de duas embalagens. É preciso armazenar o produto em outro recipente que muitas das vezes não tem um suporte para os 2kg. Considerando as análises feitas podemos elencar tópicos para o aprimoramento do projeto.
· Utilização de um novo material;
· Adicionar um sistema de abre e fecha;
· Utilizar a própria embalagem como o suporte de armazenamento;
· Melhorar o manuseio;
Desta forma podemos perceber oportunidades de inovação melhorando o custo e a usabilidade da embalagem.
METODOLOGIA DO PROJETO
Será utilizada a metodologia de design de embalagem de Fabio Mestriner, para o desenvolvimento do projeto de redesign da embalagem do Toddy de 2kg, ela consiste em 10 pontos-chave. Esses dez pontos-chaves são subdividos em briefing, estudo de campo, estratégia de design, desenho e implantação do projeto. Saiba mais sobre as etapas AQUI
Ter uma Estratégia para o Design
Nesta parte serão compreendidos os itens anteriores transformando, em diretrizes de design com uma estratégia clara e consciente. Após análise do briefing e do estudo de campo, as oportuniades encontradas para a nova embalagem serão descritas. O detalhamento que está sendo proposto como caminho estratégico serão:
· Oferecer uma embalagem mais ergonômica;
· Oferecer uma embalagem que facilite o manuseio;
· Utilização do sistema de abre e fecha;
· Utilização do plástico BOPP;
· Utilização da Rotogravura;
Desenhar de Forma Consciente
Nesta etapa, será desenvolvida a criatividade para elabodar uma geração de alternativa. Na geração de alternativa para a embalagem do Toddy de 2kg, foram elaborados desenhos de diversos modelos.
Nesta primeira ideia a embalagem é formato tipo sachê, utilizando a tampa na lateral como sistema de abre e fecha.
Na segunta alternativa a embalagem é gerado um modelo com a utilização de uma tampa e um formato diferenciado encontrado no segmento de achcolatado em pó.
Nesta geração de alternativa é analisado um formato de selagem diferente com a utilização de uma tampa de correr, mostrando também uma idéia com a utilização de zip lock como sistema de abre e fecha em embalagens stand-up pouch. Para uma melhor compreensão das alternativas foi feita uma comparação dos sistema de abre fecha.
Tampa
Nescessita de um apoio para o fechamento;
Exige mais esforço;
Tradicional;
Zip Lock
Praticidade;
Abertura e fechamentos seguros;
Mobilidade;
Moderna e diferenciada;
Seleção de Alternativa
Após ser feita a pesquisa dos materiais, da forma da embalagem e dos processos. A seleção da alternativa vai ser condizente com a pesquisa, com os desenhos foi possivel observar a forma e a implatação do sistema de abre e fecha, desta forma foi feita uma matriz de decisão para definir o tipo de sistema. Considerando que 5 é muito bom e 1 é muito ruim os pontos foi estabelecido de acordo com a pesquisa realizda, os critérios foram estabelecidos com os estudos realizados
Com a matriz de decisão foi possivel estabelecer qual é o melhor sistema de abre e fecha para a embalagem a ser projetada, dentra elas, o sistema de zíper se destacou porem não ficou muito a frente da tampa. De acordo com a Multivac (2018) esse sistema é aceito entre os consumidores, o zip lock é um sistema muito utilizado em outros países há muito tempo, a aplicaço no Brasil tem sido cada vez mais utilizada há alguns anos, o que faz com que muitas pessoas ainda não conheçam quais são suas funcionalidades e seus benefícios como por exemplo, o método de fechamendo permite que a embalagem seja aberta e fechada quantas vezes forem necessárias (NZB EMBALAGENS, 2018). Desta forma foi possivel selecionar a alternativa que mais se encaixa ao trabalho.
A alternativa final consiste em uma embalagem stand-up pouch, com o sistema de abre e fecha na diagonal da embalagem, com a alternativa definida será possível fazer o modelo físico para analisar os aspecto ergonômicos, como manuseio, peso e o sistema de zip lock.
Teste de Usabilidade
Antes de iniciar o teste de usabilidade foi feita uma análise da embalagem original, detalhando cada etapa que o usuário precisa fazer para consumir o achocolato Toddy.
Na primeira etapa a embalagem se encontra dentro da caixa de papelão, logo em seguida o usuário abre essa caixa e retira o produto de dentro, na etapa quatro é necessário algo para abrir a embalagem sendo uma faca e até mesmo uma tesoura, nesta parte a forma que a embalagem é aberta interfere na usabilidade (Figura 18), depois de aberto é necessário armazenar, essa etapa vai depender de cada usuário podendo ele utilizar uma embalagem do Toddy de formato pote como por exemplo Toddy de 800g, até mesmos alguns tupperware, já na etapa seis o usuário precisa fechar a embalagem, como não existe um sistema que fecha a embalagem é preciso utilizar outros objetos como pregador de roupa, fita ou arames.
A usabilidade é um fator importante para a qualidade do produto. O teste de usabilidade foi baseado no conceito de Jakob Nielsen (1993). Nesse teste foi avaliado:
Facilidade de aprendizagem
Eficiência
Segurança
Satisfação
Por meio dos resultados obetidos com a pesquisa, foi possível avaliar a funcionalidade da embalagem no quais os participantes não encontraram dificuldades, todos os participantes conseguiram utilizar a embalagem de maneira ágil é prática, em nenhum momento ouvi dúvida no que deveria ser feito com a embalagem. Porém teve questionamentos em relação ao sistema de zíper pois o produto é em pó, a dúvida era, se pó prejudicaria o zíper, desta forma foi explicado aos participantes que existe vários tipos de zíper que atende vários tipos de produto e para o projeto foi selecionado o que atende os protudos em pó. De modo geral todos os participantes ficaram satisfeitos o produto.
Vale resaltar que o angulo da arbertura atende a todos os potes do toddy desdo 200g a 800g.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através deste estudo, pode-se perceber que as embalagens passaram a ter diversas outras funções além de proteger os produtos. Com o desenvolvimento e os avanços tecnológicos, as embalagens tornaram-se mais modernas, práticas e funcionais, mas sem esquecer-se da parte estética. Estas facilidades oferecidas pela embalagem podem auxiliar em diversas tarefas realizadas pelos consumidores na hora de utilizar o produto. A competitividade do mercado exige que o produto seja notado mais facilmente no ponto-de-venda, é nessa hora que o design de embalagem pode estar ajudando no processo de desenvolvimento ou redesign de uma nova embalagem.
Para desenvolver o projeto com sucesso foi necessário conhecer cuidadosamente cada etapa do projeto, bem como os materiais e processos de fabricação. Para que o projeto pudesse atender de maneira coerente as necessidades do consumidor, todo o envolvimento com as pesquisas, seleção dos dados e informações, foram seguidos com critérios. Além da etapa de conhecer o produto e os seus respectivos processos, o estudo dos concorrentes no ponto-de-venda foi de extrema relevância ao projetar a embalagem. Com o estudo pode-se perceber algumas características do mercado e também dos concorrentes e a oportunidade de algo inovador entre as embalagens de achocolatado em pó.
O estudo de campo foi importante para fazer uma análise completa do universo que está inserido este produto, sem o estudo de campo, o design de embalagem não existe. Todos esses elementos aplicados no projeto da embalagem são essenciais e servem para instigar o consumidor a comprar o produto. Muito além de uma simples questão de conhecer bem o produto a ser estudado, o design é ferramenta fundamental no processo de criação e para agregar valor ao produto. A embalagem é apresentada como um diferencial sobre os seus concorrentes, não apenas pelo o sistema de abre e fecha , mas também pelo aspecto tanto visual quanto formal. O processo de redesign serviu para tornar o produto mais competitivo e torná-lo mais atraente no ponto-de-venda.
O aspecto ergonômico tornou a embalagem mais funcional, permitindo que o consumidor pudesse ter uma melhor pega ao utilizar o produto. O conhecimento que trouxe este trabalho foi de grande valia, pois o desenvolvimento científico acadêmico da aplicação prática que ocorreu durante todo o seu período de pesquisa e modelagem, serviu para compreender melhor o universo das embalagens. Por fim podemos completar que o design de embalagem é um processo contínuo, mesmo quando o produto for finalizado. O designer tem que estar atento às características do mercado, pois o aperfeiçoamento é constante.